A recém-nascida Layla, de um mês, foi salva por policiais militares rodoviários em uma Base Operacional no bairro Mirante, em Marília,  na noite da última quarta-feira (10).

Imagens de câmera de segurança gravaram a ação. Os pais chegam com a criança, já desacordada e com o rosto roxo, e imediatamente a cabo Renata Fanti inicia os procedimentos para realizar a manobra de Heimlich.

O Comandante do 2º Pelotão da 3ª Cia do 2º BPRv, 1º Tenente PM Márcio Martins dá apoio, mas como ele estava com trajes civis mais confortáveis, já pronto para ir embora, decide pegar a recém-nascida e se ajoelhar para fazer a manobra. Segundos depois, a bebê desengasga e volta a respirar. 

A postagem do perfil "Policiamento Rodoviário PMESP" nas redes sociais detalhou o ocorrido, ressaltando a ação conjunta e coordenada do Tenente Martins e da Operadora de Rádio, Cb PM Renata. Com habilidade e coragem, eles realizaram a manobra de desengasgamento, salvando a vida da pequena Layla. O soldado Antônio também teve seu papel fundamental, agindo prontamente ao ligar para o resgate da concessionária. O momento de bravura foi capturado pelas câmeras de vigilância, evidenciando o poder da ação rápida e do treinamento em situações críticas.

Ainda nas imagens é possível ver a mãe, muito emocionada. 

Segundo contou o garcense Tenente Márcio, ele nunca havia atuado em uma ocorrência assim, mas afirmou que é muito gratificante usar o treinamento para salvar vidas. “Quando vimos ela voltar foi emocionante”, disse.

A menina, que tem refluxo, havia se engasgado durante o banho. Os pais estavam a caminho do hospital, mas decidiram parar na Base Operacional da PM para pedir socorro. 

Após desengasgá-la, os agentes acionaram o resgate. A família foi encaminhada ao hospital para fazer exames na criança, onde foi constatado que ela estava bem.

O Tenente Martins expressou sua gratidão por ter contribuído para salvar uma vida, enfatizando a importância do momento e a satisfação em poder ajudar. Seu heroísmo não apenas honra a corporação policial, mas também enche de orgulho a cidade de Garça, destacando o espírito de solidariedade e o profissionalismo dos garcenses em momentos cruciais como este. 

"Hoje recebemos a visita da Layla. Ela está ótima", disse o garcense, na manhã de sexta-feira, 12 de abril.