No próximo sábado, 13 de abril, acontecerá o "Dia D" da campanha nacional contra a influenza (gripe). As unidades de saúde de Garça (onde há salas de vacinação) estarão abertas das 08 às 17 horas, facilitando o acesso à vacinação contra a gripe.

A campanha nacional teve início no dia 25 de março de 2024, com vacinas disponíveis em todas as salas de vacina do município, marcando um esforço conjunto para a proteção da população contra o vírus da gripe. É muito importante se vacinar antes da chegada do inverno, período em que as infecções gripais mais acontecem.

Além da vacinação contra a influenza, as autoridades de saúde incentivam a população a atualizar outras vacinas do calendário, aumentando a proteção contra diversas doenças.

Conforme divulgado, a vacinação contra a Influenza é crucial para reduzir o número de hospitalizações e óbitos relacionados ao vírus. Ao proteger os grupos mais vulneráveis, a campanha visa diminuir a pressão sobre os sistemas de saúde, especialmente durante os meses mais frios do ano.

Para receber a vacina, as pessoas devem dirigir-se às salas de vacinas com o CPF, Cartão SUS, carteira de vacinação e, para profissionais de grupos específicos, um comprovante de atuação. A organização desses documentos é essencial para agilizar o processo de vacinação e garantir que todos possam ser atendidos de maneira eficiente.

“Não perca a oportunidade de vacinar-se e atualizar seu calendário de vacinas. No Dia D de vacinação haverá atualização do calendário de vacinas”, publica matéria da Secom

 

Grupos prioritários

Grupos prioritários da primeira fase de vacinação:

- Idosos acima de 60 anos;

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

- Trabalhadores da saúde;

- Gestantes e puérperas;

- Profissionais da educação do ensino básico;

- Membros das forças armadas, de segurança e salvamento;

- Pessoas com deficiência;

- Caminhoneiros;

- Indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis;

- Trabalhadores de transporte coletivo;

- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;

- Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas;

- Pessoas em situação de rua.