Ontem, quarta-feira , 10 de abril, os garcenses foram surpreendidos com a notícia do falecimento do sapateiro  Miguel Camilo. Ele, conhecido de toda a comunidade, não era apenas um sapateiro habilidoso, mas também um mestre em sua arte.  Garça perdeu um de seus cidadãos mais ilustres, o sapateiro aposentado Miguel Camilo, aos 85 anos de idade. Com mais de sete décadas dedicadas à arte da profissão, Miguel Camilo não apenas manteve viva a tradição do trabalho manual na confecção e conserto de sapatos, mas também se tornou um símbolo de resistência em meio a um mundo cada vez mais automatizado. A história de Miguel Camilo se entrelaça com a evolução do comércio de calçados em Garça. Em uma época em que as opções de compra eram limitadas e o artesanato tinha um papel fundamental na vida das pessoas, os sapateiros desempenhavam um papel crucial. Ao longo dos anos, Miguel passou por diversas sapatarias na cidade, deixando sua marca em cada uma delas. Miguel Camilo não era apenas um sapateiro habilidoso, mas também um mestre em sua arte, aprendendo o ofício com colegas renomados, como Mário Tech, Gino Midena e Virgínio Signoretti. Suas habilidades não passaram despercebidas, chegando ao ponto de sua reputação ultrapassar os limites de Garça e ser reconhecida até mesmo na capital. Apesar das dificuldades, Miguel Camilo deixou um legado valioso não apenas para a comunidade de Garça, mas também para seus filhos, a quem transmitiu valores de trabalho árduo, honestidade e respeito. Seu compromisso com a qualidade e a tradição da sapataria permanecerá como um exemplo a ser seguido. Miguel Camilo deixa não apenas um legado profissional, mas também um legado de valores e princípios que continuam a inspirar aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo. 

Com a partida de Miguel Camilo, Garça perde não apenas um sapateiro extraordinário, mas também um verdadeiro guardião da tradição e da excelência na arte da sapataria. Viúvo, Miguel Camilo deixou os filhos Miguel, Carlos, Júlio, Rita e Silvia. 

Seu corpo está sendo á velado na Sala 03 do Velório Municipal, e o sepultamento ocorre às 10 horas dessa quinta-feira, 11,  no Cemitério Santa Faustina. 

Nas redes sociais a notícia ganhou proporções e muitos lamentaram a partida do querido sapateiro.

“Recebo a triste notícia do falecimento do Sr. Miguel Camilo, antigo comerciante em Garça e um esportista nato. Um ícone na profissão de sapateiro, um verdadeiro mestre na arte da consertos de calçados, ofício que exerceu em toda a sua vida. Uma pessoa extremamente envolvida com a nossa comunidade, tendo colaborado em muito, com entidades assistenciais de Garça. Tanto é verdade, que já foi homenageado com o troféu "Mérito Profisssional" do Rotary Clube, e "Troféu Fraternidade, do Clube da 3ª Idade, dentre outros. Sempre ia na sua sapataria para falar de futebol. O Camilo tinha uma memória invejável para falar dos times do Garça e jogadores de antigamente. Não posso esquecer também de falar da inúmeras vezes que levei minha chuteira para ele consertar, costurar ou pregar os cravos. Ele caprichava nos consertos. Eu ia buscá-la e perguntava quanto ficou. Ele, calmamente respondia: "Não é nada não. Faz um gol no próximo jogo pra mim, que eu vou lá assistir e tá tudo certo. E ia mesmo, gostava de ficar atrás dos traves nos campos do amador. Quando eu marcava um gol, ele erguia os braços, batia palmas, olhava pra mim, e todo feliz apontava a chuteira". Este era o Sr. Camilo, amigo de longa data, tinha um coração enorme e benevolente, infelizmente nos deixou hoje (ontem), aos 86 anos de idade. Mas ficará eternizado no coração e na memória de todos os garcenses. O velório será hoje (ontem), a partir das 16:00 horas, e o enterro hoje (quinta-feira), às 10 horas, no Cemitério Santa Faustina, em Garça/SP !!!”, postou o colunista Wanderley Tico Cassolla.

“Excelente profissional, mestre no seu ofício com grande atuação comunitária e social também com os Vicentinos. O Sr Camilo adorava o futebol e acompanhava o Garça FC desde quando tinha quinze anos, citando a escalação ideal do Azulão, pronunciada de maneira imediata numa entrevista que concedeu para o meu livro : “Trajetória do Futebol Profissional de Garça : 1950-2004 " . Descanse em Paz ! Nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos!”, disse Luiz Maurício Teck de Barros.

“Muito triste!! Grande amigo de todas as horas, grande companheiro de boas conversas, fica aqui nossos sentimentos a todos os familiares amigos que Deus vos conforte nesta hora tão triste amém”, postou Delfino Júnior Martins.