As tarifas de energia da CPFL Paulista aumentam a partir desta segunda-feira (8) para consumidores de 234 municípios paulistas onde a distribuidora é responsável pelo serviço, incluindo cidades do interior de SP, como BauruMaríliaSão José do Rio Preto e Araçatuba (SP). Veja abaixo a lista de municípios e explicações.

Segundo a empresa, o índice médio de 1,46% foi aprovado pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que considerou a atualização de custos com a compra de energia, sistema de transmissão, distribuição da energia elétrica e "encargos setoriais, conforme regras estabelecidas para o setor".

Veja, abaixo, os percentuais de aumento.

indústrias e grandes comércios: 0,80%

residências e pequenos comércios: 1,77%

Como o reajuste vale para o consumo que será faturado a partir desta segunda, os dias anteriores de abril foram calculados com a tarifa antiga.

 

Ao todo, a CPFL Paulista atende 234 municípios do interior paulista. No interior de SP, algumas das cidades são:

Bauru

Marília

Araçatuba

São José do Rio Preto

Alto Alegre

Bady Bassitt

Bariri

Barra Bonita

Birigui

Botucatu

Garça

José Bonifácio

Lins

Penápolis

CONFIRA A LISTA COMPLETA DE CIDADES

A CPFL Paulista defende que os principais fatores são o aumento dos custos que não são gerenciáveis pela distribuidora.

Segundo a concessionária, a redução do aporte causado pela privatização da Eletrobrás, o aumento dos custos de transmissão e a alta também no custo de geração impulsionaram elevação dos encargos setoriais.

Como a conta é dividida?

Geração: 32,5%

Tributos: 14,9%

Encargos setoriais: 19,1%

Distribuição: 23,6%

Transmissão: 9,9%

A CPFL Paulista é a terceira maior distribuidora de energia do país, tem sede na metrópole, e atende aproximadamente 4,9 milhões de clientes em 234 cidades de São Paulo.