Durante todo o mês de março, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) promove o Programa “Água: De onde vem, para aonde vai”, dedicado aos alunos do segundo ano do ensino fundamental das redes municipal e particular de ensino. Essa iniciativa visa proporcionar uma experiência educativa única, onde os estudantes têm a oportunidade de entender o ciclo da água desde sua captação até o tratamento, além de aprenderem sobre a importância do consumo consciente.

As visitas são divididas em duas etapas essenciais: a primeira consiste na exploração da captação de água no Sistema B2, localizado na Fazenda Cascata, onde os alunos têm contato direto com as principais fontes de captação de água do município. Na segunda etapa, conforme agendamento prévio, os estudantes são conduzidos até a Estação de Tratamento de Água, situada na rua João Bento, onde têm a oportunidade de conhecer as etapas e o processo detalhado de tratamento da água.

Para tornar essa experiência ainda mais enriquecedora, as visitas são acompanhadas por engenheiros do SAAE e pela bióloga da Secretaria do Meio Ambiente, garantindo um aprendizado completo e esclarecedor. Além de conhecerem de perto a infraestrutura e o funcionamento dos sistemas de água da cidade, os alunos são incentivados a adotar boas práticas de consumo através de atividades lúdicas e interativas.

É importante ressaltar que as visitas são realizadas em total sinergia com as escolas, que, a partir das experiências vivenciadas, desenvolvem atividades em sala de aula e se tornam multiplicadoras de informações e boas práticas. Dessa forma, os alunos se transformam em verdadeiros protetores da água, conscientes do papel fundamental que desempenham na preservação desse recurso tão precioso.

O SAAE convida todas as escolas a participarem desse importante programa educativo, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis em relação ao uso da água. Os agendamentos devem ser feitos com antecedência pelo telefone 3407-2480, ramal 4101.