Neste mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (dia 8), a Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, divulga as datas de atendimento noturno nas Unidades de Saúde da Família, para a realização do exame de Papanicolau. As USFs vão trabalhar em horário estendido, das 18h às 21h, em dias especiais durante o ano, começando neste mês de março.  
O objetivo é dar oportunidade para que todas as mulheres realizarem esse importante exame preventivo, disponível gratuitamente pelo SUS. “Nós queremos, com o horário estendido para exames de Papanicolau, oferecer a oportunidade de atendimento também para as mulheres que trabalham fora e não tem disponibilidade de fazer o exame em horário comercial”, relatou a Secretária de Saúde, Deyse Regina Serapião Grejo. 
Ainda segundo a secretária: “A realização periódica do exame de Papanicolau permite o diagnóstico precoce de possíveis problemas ginecológicos, como por exemplo, o câncer de colo de útero, que sendo diagnosticado precocemente aumenta as chances de cura”.
Veja o cronograma com os dias de exame em horário estendido, das 18h às 21h, neste mês de março:

  • Dia 7 – USF Araceli;
  • Dia 8 – USF Glenda e USF Labieno;
  • Dia 9 – USF Helena Müller e USF Mariana II;
  • Dia 11 – USF Barros e USF Mariana I;
  • Dia 23 – USF Palermo I e II;
  • Dia 24 – USF Rebelo;
  • Dia 25 – USF Jafa, USF Região Oeste e USF Eucaliptos I e II.

Para fazer o Papanicolau é preciso realizar alguns procedimentos antes do exame, por isso, é importante entrar em contato com a sua unidade de saúde para receber as orientações necessárias.
Além do mês de março, também haverá horário estendido nos meses de junho, setembro e dezembro. Programe-se e procure a sua unidade de saúde para orientações.

MAIS INFORMAÇÕES
O Papanicolau é um exame muito importante para a saúde da mulher, tem o objetivo de fazer o diagnóstico precoce das lesões precursoras do câncer do colo do útero. Deve ser realizado por todas as mulheres, que tem ou já tiveram vida sexual, independente da idade.  
Existe uma fase pré-clínica (sem sintomas) do câncer do colo do útero, em que a detecção de lesões precursoras (que antecedem o aparecimento da doença) pode ser feita através do exame preventivo (Papanicolaou). Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer cervical são de 100%. A doença é silenciosa em seu início e sinais e sintomas como sangramento vaginal, corrimento e dor aparecem em fases mais avançadas da doença.(fonte: INCA – Instituto Nacional de Câncer – Ministério da Saúde)

Fonte: SECOM