Desde 1.992 a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu o dia 3 de dezembro em todo o mundo para comemorar o dia internacional das pessoas com deficiência. Também conhecido como o dia mundial das pessoas com deficiência, esta data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados à deficiência. Além disso, busca também conscientizar sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos sociais, como político, econômico e cultural.
O tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência da ONU em 1982.
A principal ideia desta data é refletir (e pôr em prática) os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência.
De acordo com dados da ONU, aproximadamente 10% da população mundial tem alguma deficiência. Hoje somos 7 bilhões e 800 milhões de pessoas; então cerca de 780 milhões tem alguma deficiência.
Para marcar a data a Prefeitura Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, em parceria com FAEF, promovem a I semana de reflexão sobre os direitos das pessoas com deficiência – PcD. O evento acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de dezembro no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado na rua Padre Paulo De Toledo Leite, 411, em Garça.
A participação no evento é gratuita, mas as vagas são limitadas. Para fazer sua acesse o site www.faef.br/app. Mais informações ligue 14 3407-8000. Todos que participarem receberão certificado.
Confira a programação completa:
Dia 01 de dezembro
19:30 h - Abertura
20:00 h - Professora Mestre Juliana Alvares Rodrigues apresenta “conhecer para incluir: direitos humanos, um olhar sobre a deficiência e inclusão social”.
Dia 02 de dezembro
14:00 h - Médica Veterinária Bruna da Cunha Maffei apresenta “integração humano animal”.
15:15 h - Professora Mestre Luciana Aparecida de Lima apresenta “desconstruindo estereótipos/oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva”.
19:30 h - Professora Doutora Maewa Martina apresenta “como elaborar um planejamento educacional individualizado”.
20:45 h - Professor Especialista João Antonio V. Bizerra apresenta “workshop básico de libras”.
Dia 03 de dezembro
09:00 h - Atividade a partir do Paço Municipal, desfile da fanfarra da APAE
14:00 h - Assistente Social Simone de Souza apresenta “APAE – conhecer para se APAExonar”.
15:00 h - Exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da APAE.
19:30 h - Professora Doutora Joyce Fernanda Soares Albino Ghezzi apresenta “cuidadores: conhecimentos técnicos e competências legais”.
20:45 h - Equipe multidisciplinar da saúde.


15:00 h - Exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da APAE.

19:30 h - Professora Doutora Joyce Fernanda Soares Albino Ghezzi apresenta “cuidadores: conhecimentos técnicos e competências legais”.
20:45 h - Equipe multidisciplinar da saúde.